Como Criar uma Página no Portal

Se tem uma atividade comercial ou se é responsável por algum outro tipo de entidade (associação, clube desportivo, etc.) que esteja sediada ou que tenha instalações no concelho de Sintra, pode criar uma página gratuitamente neste portal.

O Portal Sintra365 faz a ponte entre as 17.300 empresas e os 380.000 habitantes do concelho, pelo que ao ter aqui uma página, estará a apresentar os seus produtos e serviços, de uma forma direta, aos potenciais clientes que se encontram fisicamente mais próximos de si.

Para que a sua página se destaque e gere o maior nº de contactos possível, é importante que dedique algum tempo a preparar os respetivos conteúdos (texto, logótipo, fotografias, etc.). Aqui ficam as nossas recomendações relativamente ao que é importante que prepare, antes de iniciar a criação da página:

  • Nome – Utilize o seu “nome comercial” (que pode não ser igual ao nome da empresa). Se tiver uma loja, o seu “nome comercial” é o que estiver escrito no toldo.
  • Slogan – O slogan aparece nos resultados das pesquisas e também no topo da sua página, pelo que é uma forma interessante de chamar a atenção dos seus potenciais clientes. Caso ainda não tenha um slogan, aproveite esta oportunidade para criar um.
    Dica: Não escreva o “Nome Comercial” nem o “Slogan” TUDO EM MAIÚSCULAS. Torna-se mais difícil de ler, ocupa mais espaço e dá a sensação QUE ESTÁ A GRITAR!
  • Apresentação – O campo da apresentação é o mais importante de todos. Recomendamos que tenha entre 3 a 10 parágrafos. Quanto mais completa for a sua apresentação, mais informação os seus potenciais clientes terão sobre si. E, igualmente importante, mais texto estará disponível para ser indexado pelos motores de busca, melhorando assim, por exemplo, o seu posicionamento no Google. Na apresentação, conte um pouco da história da sua empresa/negócio, diga quais são os produtos e serviços que comercializa, em que pontos é que se destaca da concorrência e termine com um convite para que o cliente faça uma visita à sua loja/empresa.
  • Freguesia – Tenha a certeza de que indica corretamente a freguesia onde o seu negócio se localiza, uma vez que este é um dos campos de pesquisa principais. Pode consultar aqui a lista com as 11 freguesias do concelho de Sintra.
  • Categoria – Escolha também com rigor aquela que for a categoria que melhor se adequar à sua atividade. Pode consultar aqui a lista com todas as categorias disponíveis.
  • Serviços Adicionais – Em algumas atividades, pode fazer sentido indicar a disponibilidade de alguns serviços complementares. Descubra aqui se será o caso da sua e quais são os serviços que poderá indicar.

LOGÓTIPO, FOTOS E VÍDEOS

A escolha das imagens para ilustrar a sua página (assim como a qualidade das mesmas), é outro dos pontos fundamentais para a criação de uma página de sucesso. É importante que todas as imagens tenham uma excelente qualidade e muito boas cores. Lembre-se: quanto melhor for a impressão que causar aos seus novos potenciais clientes, maior será a probabilidade de se gerar um novo contacto, um pedido de orçamento ou uma visita à sua loja/empresa. Tenha por favor em atenção estas instruções:

  • Tipo de Ficheiros (Logótipo, Galeria e Foto Principal) – Sempre em *.JPG ou *.PNG. Qualquer outro tipo poderá não funcionar e as suas imagens poderão não ficar visíveis.
  • Tamanho das Imagens – O logótipo deve ser um quadrado, idealmente com 250x250px; O tamanho ideal para as fotografias é de 1024×768 (fotos “deitadas”) ou 768×1024 (fotos “ao alto”). Imagens com tamanhos muito grandes, irão tornar a sua página mais lenta, dificultando o acesso aos utilizadores. O formato ideal para as fotografias é de 4:3.
  • Nomes dos Ficheiros – Os nomes dos ficheiros que carregar na sua página (logótipo e fotos), não devem conter espaços, acentos nem cedilhas (exemplo: “foto-clinica-dentaria-1.jpg” em vez de “Foto Clínica Dentária 1.jpg”).
  • Programa para editar/redimensionar as fotografias e o logo – Pode utilizar qualquer programa de edição de imagem que já tenha. Caso não tenha nenhum, recomendamos a utilização do Paint.NET (que é gratuito e está disponível em português). Pode fazer o download aqui.
    Nota: Se não tiver as suas imagens nos tamanhos ideais e não souber como as editar, pode criar na mesma a sua página com as imagens que tiver.
  • Vídeos – Caso tenha um vídeo de apresentação da sua empresa, dos seus produtos ou dos seus serviços, o mesmo deve ser previamente carregado no YouTube ou no Vimeo, bastando depois inserir o link no campo respetivo.
    Nota: Caso utilize o YouTube, o link a ser copiado deve estar neste formato: https://www.youtube.com/watch?v=XXXXXXXXXXX (e não no formato mais curto).
    Se não tiver uma conta no YouTube ou Vimeo, pode enviar-nos o ficheiro do vídeo (por exemplo, através do serviço WeTransfer ou do Telegram), que nós trataremos de o publicar através do nosso canal.

O CONTEÚDO DA PÁGINA

Neste momento, estes são os campos e funcionalidades disponíveis nas páginas:

  • Logótipo
  • Nome da Empresa/Loja/Serviço
  • Slogan
  • Apresentação
  • Horário
  • Localização no Mapa
  • Contactos (Telefone, Site, Morada e Redes Sociais)
  • Formulário de Pedido de Informação/Orçamento (exceto na categoria dos Serviços Públicos)
  • Vídeos (pode publicar até 3 vídeos)
  • Galeria (pode publicar entre 3 e 8 fotos)
  • Avaliações e Comentários (saiba como os seus clientes avaliam os seus serviços)
  • Estatísticas (saiba quantas vezes a sua página foi vista e partilhada)
  • Publicação de Artigos (escreva sobre os assuntos que domina e seja considerado/a um/a especialista na área)
  • Publicação de Eventos (divulgue os seus cursos, feiras, workshops, passeios, ações culturais, etc.)
  • Acesso a uma Área Reservada (onde pode gerir facilmente os conteúdos da sua página)

Caso ainda não o tenha feito, leia agora a página das Perguntas Frequentes, onde irá encontrar as principais questões (e as respetivas respostas) relacionadas com a criação de páginas no portal.