Museu Anjos Teixeira
Museu Anjos Teixeira
Museu Anjos Teixeira
Museu Anjos Teixeira

Museu Anjos Teixeira

O Legado Artístico de 2 Grandes Escultores Portugueses

Avaliações Médias

Apresentação

O Museu Anjos Teixeira, encontra-se instalado num imóvel, construído nos inícios do século XX para azenha que, na Azinhaga da Sardinha, aproveitava outrora as águas do Rio do Porto. Mais tarde, esta foi transformada em serração de pedra, tendo sido, por fim, adquirida pela Câmara Municipal de Sintra, no intuito de lá instalar um depósito de viaturas municipais.

A 24 de Setembro de 1974, Mestre Pedro Augusto dos Anjos Teixeira (1908-1993), legou oficialmente à Edilidade Sintrense todo o seu espólio e, ainda, boa parte do de seu pai, Artur Gaspar dos Anjos Teixeira (1880-1935), ficando, deste modo, as obras de dois grandes Mestres Escultores contemporâneos, reunidas no mesmo espaço, o qual abre ao público apenas em 1976.

Desde esta data e até 1982, esteve em exibição a quase totalidade dos trabalhos escultóricos destes dois artistas – cujas temáticas vão desde a anatomia humana e animal, até à fixação de costumes e de figuras populares, passando pelas esculturas religiosas, pelos retratos de personalidades e pelas conceções que exploram a vivência dos trabalhadores e as diversas profissões – altura em que a velha serração é fechada para obras de restauro, remodelação e ampliação integrais, de acordo com a escritura de doação de 1974, em que a Câmara de Sintra ficou obrigada à construção de dependências para uso privado do doador.

Neste contexto, passou o Mestre a residir no edifício, transformando-o numa Casa-Museu pública e num Atelier vivo, onde deu aulas de Escultura a jovens, entre 1977 e 1992.

Mais recentemente, o Museu sofreu obras de beneficiação no seu interior, tendo-se optado pela pintura de paredes e peanhas em tons mais claros, por forma a destrinçar o que é infraestrutural daquilo que está exposto, tendo-se, igualmente, procedido ao tabelamento de todas as peças expostas.

O visitante, ao percorrer as Salas deste espaço museológico, facilmente descobrirá os modelos e as maquetas de muitas das obras que engalanam e ornamentam as praças, as ruas, os edifícios, as instituições e as avenidas de Portugal, resultando isso numa mais-valia e numa maior proximidade entre o utente e as Coleções expostas (escultura, desenho, medalhística, pintura, correspondência e fotografia).

Fotos

Hoje Aberto Agora UTC+1

12:00 - 18:00
  • Segunda-Feira
    Encerrado
  • Terça-Feira
    10:00 - 18:00
  • Quarta-Feira
    10:00 - 18:00
  • Quinta-Feira
    10:00 - 18:00
  • Sexta-Feira
    10:00 - 18:00
  • Sábado
    12:00 - 18:00
  • Domingo
    12:00 - 18:00

Mapa

Categoria (clique para encontrar semelhantes)

Estatísticas

9 Visualizações
0 Avaliações
0 Favoritos
0 Partilhas