Perguntas Frequentes

Consulte aqui as principais perguntas e respostas relacionadas com o funcionamento do Portal Sintra365, assim como com a criação de páginas no mesmo.

QUESTÕES GENÉRICAS

Não. Mas os utilizadores registados têm acesso a funcionalidades extra que não estão disponíveis para os utilizadores não registados. Assim, quer seja um utilizador particular ou um utilizador profissional, terá sempre vantagens em efetuar o seu registo.

Uma “Conta Pessoal” está vocacionada para particulares. Ao criar uma conta pessoal, poderá gerir a sua lista de locais favoritos, assim como efetuar avaliações aos locais por onde já tenha passado.
Uma “Conta Profissional” está vocacionada para empresas e pequenos negócios. Com uma conta profissional, pode criar uma página no portal com uma apresentação dos seus produtos e serviços, contactos, horário, mapa de localização, galeria de fotos e muito mais.
Quando alguém se regista no portal, é sempre criada uma “Conta Pessoal” em primeiro lugar. Caso se trate de um profissional, pode depois fazer facilmente a alteração para uma “Conta Profissional” dentro da sua “Área Reservada“.

O “Nome de Utilizador” é o equivalente a um “login“. Idealmente, deve ser constituído por uma palavra só, sem espaços, acentos ou cedilhas. O “Nome de Utilizador” pode ser baseado no seu nome (por exemplo: “pedroreis”) ou no nome do seu negócio (por exemplo: “lojadavila”). Tenha em atenção que o “Nome de Utilizador” não pode ser alterado posteriormente.

QUESTÕES SOBRE A CRIAÇÃO DE PÁGINAS E SOBRE OS PLANOS

Sim. Qualquer empresa, pequeno negócio ou associação pode criar uma página gratuitamente. No momento da criação da página (ou posteriormente, através da sua Área Reservada), terá como opção a adesão a planos pagos que incluem mais funcionalidades e que permitem uma maior visibilidade da sua página, mas os planos pagos são facultativos.

Não. Todas as páginas que sejam submetidas, são sempre revistas e aprovadas manualmente pela nossa equipa. Isso serve para garantir que todos os dados estão preenchidos de forma correta e também para evitar que sejam publicadas páginas com conteúdos que não estejam de acordo com o espírito que se pretende para este portal. Normalmente, as novas páginas são publicadas em menos de 24 horas, sendo que receberá um email a informar quando isso acontecer.

Sim, pode. Basta repetir o processo e preencher igualmente todos os dados. Na sua Área Reservada, terá depois acesso a todas as páginas que tenha criado e poderá editá-las facilmente sempre que desejar.

Não. O portal está organizado de forma a que uma página corresponda apenas a uma única subcategoria. Se a sua empresa trabalha em várias áreas, a forma correta de proceder é a seguinte: classifique a empresa naquela que for considerada como a sua subcategoria mais importante e depois, no campo da Apresentação, indique de uma forma detalhada quais são efetivamente todos os serviços prestados e/ou produtos comercializados.

Neste caso, a solução é criar uma página para cada uma das lojas, até porque a cada página é possível associar apenas uma morada e, consequentemente, uma localização no mapa. O que deve fazer é atribuir a cada página um título deste género: “Nome Comercial – Localidade“, de modo a que as diferentes localizações possam ser facilmente distinguidas.

Infelizmente não. O Portal Sintra365 inclui apenas empresas e negócios que tenham a sua sede ou instalações no concelho de Sintra.

Uma das caraterísticas deste portal é a geo-localização de todos os negócios e serviços, pelo que todas as páginas têm de indicar uma morada, assim como uma localização no mapa. O que pode fazer neste caso é indicar a morada “quase completa”, ou seja, não incluir por exemplo a fração ou não incluir o nº da porta. Assim, mantém-se a geo-localização e o seu negócio continua a aparecer na pesquisa por freguesia, mas ninguém saberá qual é efetivamente a morada da sua casa.

Muito fácil. Basta clicar com o rato em cima do pino e arrastá-lo para o local exato. Em alternativa, pode também introduzir as coordenadas geográficas diretamente.

A “galeria” é na prática uma galeria de fotos, através da qual pode dar a conhecer um pouco do seu negócio. Podem ser fotos da sua loja, dos seus produtos, do seu restaurante, do seu hotel, etc. O importante é que sejam fotos com muito boa qualidade e boas cores, uma vez que as fotos presentes na galeria são também as fotos que irão aparecer no cabeçalho da sua página. Lembre-se: quanto melhores forem as suas fotos, melhor será a imagem que estará a transmitir aos seus novos potenciais clientes.

Uma das funcionalidades interessantes do Portal Sintra365, é o facto dos clientes poderem avaliar (através de uma classificação de 1 a 10) as empresas/serviços, assim como poderem também publicar um comentário sobre a sua experiência com as mesmas. Esta é assim uma ferramenta importante que tem ao seu dispor: se incentivar os seus clientes habituais a classificarem e fazerem comentários sobre a sua empresa, irá na prática estar a atrair novos clientes que irão confiar nos feedbacks publicados.

Uma das várias formas que tem de promover o seu negócio no Portal Sintra365, é através da publicação de artigos escritos por si. Se trabalha numa determinada área, é provavelmente especialista nesse assunto. Então, porque não partilhar um pouco do seu conhecimento com os seus potenciais clientes? Publicar artigos é uma boa forma de transmitir aos outros que podem contar consigo sempre que precisarem de alguém que domine esse assunto. Alguns exemplos: é contabilista? Escreva um artigo sobre a isenção do IVA nas compras intra-comunitárias; Tem uma empresa de remodelações? Escreva um artigo sobre como tornar as cozinhas mais funcionais (e termine referindo que os leitores podem contar com a sua empresa para o fazerem); Tem um hotel? Escreva um roteiro sobre as atividades que os seus hóspedes poderão fazer nas redondezas; Tem um restaurante mas não gosta de escrever? Fácil: publique uma receita (e refira que quem não se quiser dar ao trabalho de a fazer, a poderá provar todos os dias no seu espaço)!

Para publicar um vídeo, deverá em primeiro lugar aderir ao Plano PRO ou BUSINESS. O vídeo que pretender mostrar na sua página, deve ser previamente carregado no YouTube ou no Vimeo, bastando depois inserir o link no campo respetivo. Se não tiver uma conta no YouTube ou Vimeo, basta que nos envie o ficheiro do vídeo, que nós trataremos de o publicar através do nosso canal.

Nos Planos PRO e BUSINESS, tem a possibilidade de criar na sua página cupões de desconto ou promoções. Esta é uma forma muito interessante de cativar novos clientes. Pode criar, por exemplo, um vale de desconto que as pessoas poderão imprimir e entregar em mão na sua loja, de modo a usufruírem dessa promoção. Tendo na sua página um cupão de desconto ou uma promoção específica, isso será também um incentivo a que as pessoas partilhem a mesma nas redes sociais, aumentando significativamente a sua notoriedade!

Nos Planos PRO e BUSINESS, tem a possibilidade de publicar eventos que sejam organizados pela sua empresa. Vai organizar um workshop sobre fotografia na próxima semana? Uma formação sobre marketing digital? Um passeio pedestre na Serra de Sintra? Publique essa informação no portal e dê a conhecer esse evento a toda a gente!

Trata-se de um formulário, que fica disponível do lado direito da sua página, que os seus potenciais clientes poderão utilizar para entrarem em contacto consigo (normalmente, para efetuar um pedido de informações ou de um orçamento). Este formulário, faz com que a sua página se transforme na prática numa “página de captura de leads“, sendo todos esses contactos enviados diretamente para o seu email.

No Portal Sintra365 existe um motor de busca, que as pessoas utilizam sempre que querem encontrar alguma empresa ou serviço. Tal como em qualquer outro motor de busca, há sempre resultados que aparecem nos primeiros lugares e resultados que aparecem no fim. As páginas que estejam configuradas nos planos PRO e BUSINESS, aparecem sempre antes de todos os outros resultados – obtendo assim mais cliques e mais visitantes.

Significa que o seu site poderá ter efetivamente até 5 páginas (exemplo: Página Inicial, Apresentação, Serviços, Suporte e Contactos), o que é normalmente suficiente para um site institucional. Caso pretenda ter um site mais completo ou até mesmo uma loja online, teremos todo o gosto em conversar consigo sobre esse projeto e em apresentar-lhe um orçamento personalizado.

Os domínios registados por nós, ficam sempre registados em nome do nosso cliente. O domínio é um ativo importante da sua empresa e da identidade da mesma, pelo que é importante que o mesmo esteja devidamente registado em seu nome. Após efetuar a compra do Plano BUSINESS, irá receber um email a solicitar os dados com que pretender registar o seu novo domínio.

Um certificado SSL, é na prática o cadeado que aparece no browser, do lado esquerdo do endereço do site – por exemplo: https://sintra365.pt – Os certificados SSL, servem para garantir que as comunicações entre o utilizador e o site são feitas de forma encriptada (e, consequentemente, segura). Sites que não possuam um certificado SSL, são considerados não-seguros e são penalizados pelo Google em termos de ranking na apresentação dos resultados nas pesquisas.

Um site, para estar online, precisa de estar na prática fisicamente num servidor. Esse servidor tem de existir e é necessário espaço (em termos de megabytes) dentro do mesmo. É a esse espaço que se chama “alojamento do site“.

Sim. Na prática poderá ter os endereços de email que quiser. Cada endereço de email adicional tem o custo de € 15,00 / ano, sendo que inclui sempre: webmail (permite utilizar a sua caixa de correio através do browser), anti-spam e espaço ilimitado.

Sim, pode. Através da sua Área Reservada poderá, a qualquer momento, efetuar o upgrade ao seu Plano.

As vantagens de ter o Plano PRO ou BUSINESS são imensas. É na prática um pequeno investimento que se recupera muito rapidamente e, ao longo do ano, tem a nossa equipa ao seu dispor para ajudar na otimização da sua página e na promoção do seu negócio. No entanto, na eventual hipótese de, por qualquer motivo, não pretender renovar o seu plano, a sua página será automaticamente convertida para o Plano GRÁTIS (ficando assim sem as funcionalidades exclusivas dos planos pagos).