Junta de Freguesia de Casal de Cambra
Junta de Freguesia de Casal de Cambra
Junta de Freguesia de Casal de Cambra

Junta de Freguesia de Casal de Cambra

Uma Freguesia Virada à População

Avaliações Médias

Apresentação

Casal de Cambra começou por ser conhecido por “Casaes de Camara”. Na prática, este topónimo terá tido origem no facto de uma parte dos rendimentos das propriedades aqui existentes no Séc. XVI, sob a forma de imposto, terem sido atribuídos à “Camarae” da Infanta D. Beatriz, filha do Rei D. Manuel I. Eram pois, uma espécie de mesada que o rei atribuía à sua filha, constituindo assim o seu próprio rendimento.

Na realidade, existem registo de casamento e óbito, efetuados na ermida de Santa Marta, já nos finais dos Séc. XVI.

Contudo, a ocupação do local hoje conhecido por Casal de Cambra, vem pelo menos de há cerca de 3000 anos, ou seja, por alturas do Calcolítico ou Eneolítico. Foram encontradas pontas de sílex, na prospeção efetuada aquando das obras de recuperação da atual capela, que nos permitem sustentar esta afirmação.

Tal facto não é de estranhar, uma vez que existem nas proximidades a “Anta das Pedras Altas” – no Casal Novo, Freguesia de Caneças – e a “Anta do Cabeço do Bispo” – na Freguesia de Famões – monumentos classificados, que são inclusive de uma época bem mais remota.

Já no Séc. XX, por alturas do ano 1966/67, foram estes terrenos divididos em quintinhas de 5000 metros, as quais foram sendo postas à venda, vindo posteriormente a serem novamente loteados, tendo-se constituído uma malha imensa de pequenos lotes.

Estas pequenas propriedades, foram então adquiridas por gente das mais diversas origens no território nacional e que vieram trabalhar para Lisboa.

Originários da “província”, aqui vieram a encontrar as condições ideias, não só para possuírem casa própria, como também para recrearem um pouco das suas vivências anteriores, cultivando quintais e criando coelhos e galinhas, o que além do mais, lhes complementava os por vezes fracos rendimentos mensais.

Atualmente com cerca de 13.000 habitantes, a vila de Casal de Cambra é servida por uma boa rede de transportes rodoviários e localiza-se exatamente junto ao nó do Casal da Fonte Santa/Belas, o que permite o acesso direto às ligações rodoviárias quer para norte, quer para o sul do país.

Fotos

Hoje Encerrado UTC+1

  • Segunda-Feira
    09:00 - 12:30 14:00 - 17:30
  • Terça-Feira
    09:00 - 12:30 14:00 - 17:30
  • Quarta-Feira
    09:00 - 12:30 14:00 - 17:30
  • Quinta-Feira
    09:00 - 12:30 14:00 - 17:30
  • Sexta-Feira
    09:00 - 12:30 14:00 - 17:30
  • Sábado
    Encerrado
  • Domingo
    Encerrado

Mapa

Categoria (clique para encontrar semelhantes)

Estatísticas

93 Visualizações
0 Avaliações
0 Favoritos
0 Partilhas