União das Freguesias de Queluz e Belas
União das Freguesias de Queluz e Belas
União das Freguesias de Queluz e Belas

União das Freguesias de Queluz e Belas

A Crescer Consigo

Avaliações Médias

Apresentação

A União das Freguesias de Queluz e Belas, foi criada aquando da reorganização administrativa de 2013. Com uma área total de 24,82 Km2, esta freguesia alberga cerca de 52.000 habitantes.

A origem do nome Queluz, segundo David Lopes, deriva do árabe quê ou cã, que significa vale estreito ou leito de rio e lûz ou llûz, que significa amendoeira, tese perfilhada por José Pedro Machado.

Desde tempos imemoriais que se fixaram gentes por Queluz. Por aqui passaram muitos povos que, juntos às gentes originárias desta zona, deram origem ao povo português. Subsistem ainda importantes vestígios que confirmam uma ocupação pré-histórica, a julgar pelos monumentos megalíticos, como antas ou dolmens, entre outros.

Foi por muitas civilizações uma zona que, dada à sua fertilidade, transformou cultivos no ganha-pão dos seus povos. Queluz rural foi-se transformando em local de veraneio, e constroem-se diversas quintas e as densas matas dão lugar a belos jardins. É num desses edifícios seiscentistas, no Palácio do Marquês de Castelo Rodrigo que, depois de comprado pela coroa, é erigido o Palácio Real. Depois das intervenções barrocas, o palácio torna-se a residência favorita da corte – que se estabelece com frequência em Queluz – depois do terramoto de 1755.

É a presença da corte que faz desenvolver em Queluz uma malha urbana. Os trabalhadores do Paço, vão-se fixando nas imediações do Palácio e dão origem ao que hoje designamos como Bairro Conde de Almeida Araújo. A presença da corte em Queluz, diversifica o modo de viver da população – acostumada à rotineira vida campestre – que vai ganhando uma forma de viver mais cosmopolita.

Depois da abertura do caminho-de-ferro, Queluz tem um desenvolvimento extraordinário que se manteve durante todo o século XIX e torna-se simultaneamente um local agrário e de lazer. A ocupação burguesa, proporcionada pelo caminho-de-ferro, dá um novo impulso à freguesia, atraindo cada vez mais novos habitantes.

Outrora um cenário campestre, de terrenos férteis e muita água, Queluz é hoje a primeira cidade do Concelho de Sintra, um espaço urbano, histórico e uma mais-valia em termos de valor patrimonial.

Fotos

Hoje Encerrado UTC+1

  • Segunda-Feira
    09:00 - 12:30 14:00 - 17:30
  • Terça-Feira
    09:00 - 12:30 14:00 - 17:30
  • Quarta-Feira
    09:00 - 12:30 14:00 - 17:30
  • Quinta-Feira
    09:00 - 12:30 14:00 - 17:30
  • Sexta-Feira
    09:00 - 12:30 14:00 - 17:30
  • Sábado
    Encerrado
  • Domingo
    Encerrado

Mapa

Categoria (clique para encontrar semelhantes)

Estatísticas

72 Visualizações
0 Avaliações
0 Favoritos
0 Partilhas